Buscar
  • Chapecó SC

Um lugar Espiritual e tranquilo

Atualizado: 24 de Jan de 2019

Apesar de uma chegada não tão fácil, a Gruta da Sede Figueira é um lugar especial reservado aos visitantes espirituais e religiosos. Os barulhos da queda d’água e de cigarras e cantos de pássaros vêm da mata fechada protetora de uma cachoeira de água cristalina a qual os moradores mais próximos afirmam ser uma água benta. A gruta historicamente iniciada por índios, não possui um atendimento local de turismo receptivo, pouco uma básica infraestrutura de varanda coberta algumas mesas em madeira e banheiros bem simples, portanto nós aconselhamos que os visitantes levem água e frutas para alimentação leve e hidratação.


No local, logo na chegada é fácil identificar três grutas que serviam de abrigos de pré-históricos e famílias indígenas. As Grutas são escuras e fazem um breve contorno ao lado de uma cascata d’água de aproximadamente 3 metros. Pela direita da sua chegada também é fácil identificar o início do trajeto criado de acordo com a sequencia histórica do calvário de Jesus Cristo, lápides feitas em arenito desenhadas, vão indicando o caminho que se torna “uma obra de arte ao ar livre, criada em meio a natureza”. Predominância do silêncio em função da fé, velas acesas aos pés de uma imagem de Jesus Cristo na parte mais alta da cachoeira, imagens deixadas como forma de pagamento de alguma graça alcançada, fazem deste local um ponto de encontro espiritual para quem busca paz interior e renovação de energias positivas.

Missas são realizadas sempre no primeiro domingo do Mês sempre ás 09:00 horas


A Gruta se torna um lugar de visitação rápida aonde as pessoas chegam, respiram profundamente, fazem partes dos trajetos, meditam, acendem suas velas em agradecimentos ou por uma simples oração e vão embora para outros compromissos ou passeios em Chapecó.

A Gruta está localizada próximo a BR 282 saindo de Chapecó a caminho de São Miguel, aproximadamente 25 minutos do centro de Chapecó . Fotos: Leonardo Vassoler e Alessandro de Souza

0 visualização